A entrevista ao vivo do Reconexão Periferias desta terça-feira, 29 de março, vai tratar de um tema tão grave e sintomático das desigualdades brasileiras quanto mal compreendido ou ignorado: Mulheres Encarceradas no Enfrentamento à Covid-19.

O programa tem início às 17h30 e pode ser assistido pelo Youtube e pelo Facebook da Fundação Perseu Abramo.

As duas entrevistadas são Caroline Bispo e Sandra Cruz, ambas representantes da Associação Elas Existem, voltado ao atendimento dessas pessoas. Caroline e Sandra são advogadas.

O Brasil tem a quarta maior população de mulheres encarceradas do mundo, com mais de 42 mil mulheres presas. A maioria delas, segundo diferentes levantamentos realizados nos últimos anos, é negra ou parda, já foi alvo de algum tipo de violência (física, sexual, psicológica), com baixo nível de escolaridade, fruto de uma família desestruturada e presa por tráfico de drogas. Quanto a este último aspecto, elas são quase sempre “mulas”, as vendedoras de pequenas quantidades, muito longe da cúpula do tráfico, e invariavelmente prestam-se a isso em algum momento por enfrentarem condições de pobreza ou extrema pobreza.

Além do diagnóstico da situação, as convidadas vão falar dos esforços que os movimentos organizados, como a Associação Elas Existem, estão fazendo para ajudar as mulheres presas, cujas vidas encontram-se ainda mais precarizadas pelo avanço do coronavírus nas cadeias, e para combater a ignorância e o preconceito.

`