Haroldo Lima, presente!
A Fundação Perseu Abramo recebe com imensa tristeza a notícia da morte do dirigente comunista histórico Haroldo Lima, aos 81 anos, vítima da Covid-19.
Deputado federal pelo PCdoB da Bahia por cinco mandatos, inclusive como constituinte em 1988, e ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no governo Lula, Haroldo Lima foi companheiro inseparável na luta pela democracia e na construção de uma sociedade mais justa e solidária, desde a ditadura militar. Em 15 de dezembro de 1976, estava presente à reunião do Comitê Central do PCdoB, à Rua Pio XI no bairro da Lapa em São Paulo, quando a polícia invadiu a casa, matando os dirigentes Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond, além de prender o próprio Haroldo Lima, Aldo Arantes, Elza Monerat e Wladimir Pomar. Esse foi o “Massacre da Lapa”.
Internado desde o início de março, o dirigente vinha lutando bravamente contra a doença até que teve seu quadro agravado na última sexta-feira, vindo a falecer nesta madrugada. Mais uma vítima da Covid, mais uma vítima da irresponsabilidade e do negacionismo do governo Bolsonaro.
Toda nossa solidariedade à família, aos amigos e à militância do PCdoB.
Diretoria da Fundação Perseu Abramo