Em 05 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição Federal, denominada “Constituição Cidadã”. Recebeu tal alcunha pois representava o fim da ditadura militar e de seu aparato institucional. A carta promulgada em outubro daquele ano marcou a abertura de um novo período na história do povo brasileiro, símbolo da luta por liberdades civis e pelo Estado Democrático de Direito.

O Partido dos Trabalhadores participou ativamente desse processo por uma constituinte livre, democrática e soberana. Além da ampla mobilização social que impulsionava naquele momento, por meio de manifestações, atos, e coleta de assinaturas em favor das emendas populares, o Partido teve dezesseis deputados federais constituintes eleitos pelo povo brasileiro, que trabalhavam para garantir os direitos e interesses da população no texto constitucional. Lula, na ocasião, foi o deputado eleito com o maior número de votos, se tornando o líder da bancada do PT no Congresso Constituinte.

O processo que levou à promulgação da Constituição durou 583 dias de trabalho, iniciado em 1º de fevereiro de 1987 e encerrado em 05 de outubro de 1988. O PT, por meio de seus deputados e militantes, lutava para erradicar o “entulho autoritário” que as forças conservadoras da oposição tentavam incluir no texto constitucional.

Na edição nº 06 da Revista Perseu: História, Memória e Política, publicada em 2011, o Centro Sérgio Buarque de Holanda disponibilizou uma coletânea de documentos presentes em seu acervo sobre a atuação do PT no processo constituinte. É possível ver, por meio dessa documentação, a diversidade de temáticas defendidas pelo partido naquela ocasião, ao lado dos interesses do povo brasileiro. Essa coletânea nos ajuda a compreender a luta travada naquele processo, bem como compreender o Brasil de hoje através desse momento crucial de nossa história.

`