No próximo 19 de setembro, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, morto em 1997, faria 99 anos. O programa da tvPT desta quarta-feira, 16, às 11h, é dedicado a resgatar sua imensa contribuição para a educação popular em todo o mundo.

Participam como convidados o doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP Pedro Pontual, que foi secretário municipal de Participação e Cidadania das Prefeituras de Santo André e Embú das Artes (SP) e diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República de 2011 a 2014, no governo Dilma Rousseff. Ele trabalhou com Paulo Freire quando secretário da Educação da cidade de São Paulo.

E a professora da Universidade Federal do Maranhão Dulce Ferreira, que defendeu na Unicamp, em 2006, a tese de doutorado “Revisitar Paulo Freire como possibilidade de reencantar a educação” e trabalha com política de subjetivação, cultura e educação popular.

Criador de um método que educava a partir da vida cotidiana, Freire era contra aquilo que denominava “educação bancária”, na qual o aluno é meramente um depositório dos conhecimentos passados pelos professores. Ao contrário, para ele a educação deveria partir da experiência do aluno e do que ele conhecia, com o intuito de educar para a liberdade.

Foi assim que um grupo de professores, sob sua liderança, ensinou trezentos adultos a ler e escrever em menos de quarenta horas, na cidade de Angicos (RN), em 1963. A metodologia envolvia ensinar os fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores, como tijolo. A alfabetização em massa inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, que foi arquivado e nunca mais retomado depois do Golpe de 1964.

Paulo Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Ao todo, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome.

Em tempos de obscurantismo, negacionismo e agressões à democracia como o vivido atualmente no Brasil, o guru ideológico de Jair Bolsonaro, ligado à ala dos militares do governo, é um conhecido opositor da educação para a liberdade e vê em Paulo Freire um inimigo público. Por isso falar sobre seu legado para a educação mundial se torna ainda mais importante e urgente do que antes.

A tvPT pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do partido no Youtube e pelo perfil no Facebook. Os programas permanecem gravados no Youtube após a exibição.

`