Em suas múltiplas formas, o samba se consolidou no Brasil e no mundo como símbolo da música popular brasileira: samba de roda, samba de bumbo, samba enredo, sambada, samba chula, samba canção, partido alto. São crônicas musicais que registram a história do povo há vários séculos. Nas palavras do carioca Nelson Sargento em uma das mais lindas composições de sua carreira: “samba, negro forte e destemido, foi duramente perseguido, nas esquinas nos botequins, nos terreiros… Inocente pé no chão, a fidalguia do salão, te abraçou te envolveu”.

O samba como resistência da cultura negra no Brasil será o assunto da tvPT nesta quarta-feira, 9 de setembro, às 11h, com a participação da sambista, integrante da velha guarda da escola de samba paulistana Rosas de Ouro, Maria Helena, e do sociólogo, coordenador nacional da Nova Frente Negra Brasileira (NFNB) e autor do livro Casa Verde, uma pequena África paulistana, Tadeu Kaçula. Os entrevistados vão conversar durante o programa sobre a história do samba, que se confunde com a história de vida deles, sambistas reconhecidos e pesquisadores do tema.

Em São Paulo, de acordo com o sambista Geraldo Filme, a origem do samba teria acontecido em 1908 em rodas de negros na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Há, porém, registros anteriores de festas com batucadas em senzalas localizadas em Piracicaba e Capivari que datam de 1722, segundo o pesquisador Tadeu Kaçula.

A tvPT pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do partido no Youtube e pelo perfil no Facebook. Os programas permanecem gravados no Youtube após a exibição.

 

`