No dia 1º de setembro, as 21 horas, acontece mais uma atividade do ciclo de debates “Movimento Estudantil, a UNE e o PT: História e Futuro”, realizado e certificado pela Fundação Perseu Abramo.

Com as participações de Aldo Arantes, Ana Corbisier e Celso Pansera e moderação de Denise Soares, o webnário irá discutir o movimento estudantil dos anos 1960 e sua influência histórica.

Aldo Arantes é advogado e cientista política, foi presidente da UNE em 1961 e 1962. Ana Corbisier é socióloga, foi militante da ALN e Molipo e fundadora do PT. Celso Pansera é ex-deputado federal e foi secretário geral da UNE de 1989 a 1991. E Denise Soares é diretora de Mulheres e LGBT da UNE.

O Ciclo

O debate de lançamento aconteceu no último dia 11 de agosto com a participação de Zé Dirceu, Moara Saboia, Aloizio Mercadante e Lindbergh Farias. Além do lançamento, o ciclo é formado por mais seis webinários reservados a inscritos, a serem transmitidos ao vivo nos dias 25 de agosto; 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro; e 6 de outubro, sempre às 21h.

O objetivo do Ciclo é discutir os aspectos históricos que marcaram o movimento estudantil, desde a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da campanha “O Petróleo É Nosso”, passando pela luta contra ditadura militar, pela campanha das “Diretas Já”, o impeachment de Collor, o neoliberalismo de FHC, os governos Lula e Dilma, até a resistência ao neofascismo de Bolsonaro.

Todas essas lutas democráticas contaram com a participação vanguardista dos movimentos estudantis e da UNE, seja disputando a hegemonia nas universidades, formando quadros e lideranças, organizando e mobilizando a sociedade, muitas vezes sacrificando a vida pela democracia.

Ciclo de Debates: movimento estudantil dos anos 1960 e sua influência histórica