No programa da manhã desta quarta-feira, dia 29 de julho, a tvPT celebra o centenário do economista Celso Furtado, a partir das 11 horas, com uma roda de conversa entre os economistas e professores Jefferson José da Conceição, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marcelo Manzano, pesquisador do Cesit (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) da Unicamp, Marcio Pochmann, da Unicamp, e Rosa Maria Marques, da PUC-SP.

O quarteto vai debater as principais contribuições de Celso Furtado para a compreensão do Brasil e do processo ainda em curso de concentração cada vez mais acentuada da renda e do persistente subdesenvolvimento, elementos centrais na análise de Furtado, paraibano nascido em 26 de julho na cidade de Pontal e falecido em 2004, no Rio de Janeiro.

Créditos: arte FPA

Além de formulador teórico original e anti-hegemônico, Furtado foi um servidor público comprometido com a ideia de um projeto de Nação independente, com justiça social, tendo servido no governo JK como superintendente da Sudene, cuja criação partiu de iniciativa dele, e como ministro no governo de João Goulart, quando criou o Ministério do Planejamento. Perseguido e cassado pela ditadura civil-militar iniciada em 1964, Furtado partiu para o exílio e brilhou como professor no Chile, nos Estados Unidos e na prestigiosa Sorbonne, na França. No governo Sarney, após a anistia, foi ministro da Educação.

Em seu centenário, Furtado tem sido objeto de diversas homenagens, em forma de seminários, concursos abertos a estudantes de economia que queiram publicar artigos sobre a obra do paraibano, seminários e debates.

A Fundação Perseu Abramo lançou na semana do centenário o livro Celso Furtado, os Combates de um Economista, coletânea de artigos escritos por especialistas de diferentes áreas do saber. O livro pode ser obtido gratuitamente aqui.

A tvPT em homenagem a Furtado começa às 11 horas, e pode ser assistida ao vivo pelo canal do PT no youtube e pelo perfil do partido no facebook. As edições do programa ficam gravadas no youtube após sua exibição ao vivo.