Hoje, 26 de julho de 2020, o professor Celso Furtado faria 100 anos. Reconhecido como um dos mais importantes economistas do Brasil, sempre aliou uma análise criteriosa das condições e da dinâmica do subdesenvolvimento do Brasil, com a prática política e a gestão de instituições públicas, a exemplo da CEPAL, BNDES, Sudene e dos Ministérios do Planejamento e da Cultura.

Diante da importância deste dia, a Fundação Perseu Abramo, a Editora Expressão Popula e a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed) lançam o livro Celso Furtado: os combates de um economista (clique aqui para baixar), para comemorar o centenário desse fundamental economista desenvolvimentista.

O ato virtual de lançamento acontece hoje, a partir das 15h, em seminário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre o centenário de Celso Furtado.

Apresentado em quatro partes e organizado por Adroaldo Quintela, Antonio Carlos F. Galvão, César Bolaño, Inês Patrício, Marcelo Manzano, Mariano de Matos Macedo e Nelson Le Cocq, o livro recebeu colaborações valorosas de Mário Theodoro, Rosa Freire d’Aguiar, Saturnino Braga, Glauber Carvalho, Clélio Campolina Diniz, Luciano Coutinho, Luiz Gonzaga Belluzzo, Carlos Brandão, Antônio Corrêa de Lacerda, Júlio Manuel Pires, Nelson Le Cocq, Rubens Sawaya, Ricardo Bielschowsky, José Cassiolatto, Helena Lastres, Luise Villares, Sérgio Kapron, Danilo Fernandes, Harley Silva, Valcir Santos, Leonardo Guimarães, Tânia Bacelar, André Martins, Maria da Conceição Tavares e Sérgio C. Buarque. A edição recebeu, ainda, duas notas da comissão editorial homenageando Wilson Cano e Carlos Lessa, professores e economistas de primeira grandeza.

`