Há três anos, em 20 de julho de 2017, o PT perdia um de seus mais brilhantes elaboradores. Marco Aurélio Garcia falecia vítima de um infarto fulminante aos 76 anos de idade.

MAG, como era conhecido, foi intelectual, professor e dirigente político. À construção do PT dedicou-se desde a fundação, foi seu secretário de Relações Internacionais e presidente. Também exerceu os cargos de secretário municipal de Cultura de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002). Mas foi durante os 13 anos em que o partido esteve à frente do governo federal sua maior contribuição. No cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio foi um dos pilares da política externa implementada nesse período.

Em homenagem a seu conselheiro, a Fundação Perseu Abramo editou a Coleção MAG, composta de três volumes dedicados a resgatar artigos de Marco Aurélio Garcia desde os anos 1970: A Opção Sul-Americana, Construir o Amanhã e Notas para Uma História dos Trabalhadores. Disponíveis em nossa Biblioteca Virtual.

`