Mercado quer lucrar com futura vacina. Os pobres terão acesso?
As notícias de que uma vacina eficaz para o coronavírus pode estar mais próxima do que se imaginava já atiçou os mercados financeiros globais, informa o noticiário internacional. Essa mistura de ciência e negócios recorda que as descobertas de cura de doenças, ao longo da história, têm, muitas vezes, privilegiado os países e as populações mais ricos, deixando as parcelas menos abastadas em uma longa fila de espera.
É dessa faceta da exploração capitalista e das desigualdades sociais que trata o programa das 19 horas da tvPT nesta quinta-feira, 2 de julho. Para falar do estágio atual e perspectivas de desenvolvimento de uma vacina eficaz e sua distribuição, os convidados são os médicos sanitaristas e pesquisadores Arthur Chioro e Karina Calife.
Chioro é ex-ministro da Saúde (2014-2015) e integrante do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (Napp-Saúde) da Fundação Perseu Abramo. Karina Calife é professora do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Os dois atuam também, neste período de pandemia, como pesquisadores do Grupo Técnico do estudo Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista (Epicobs), consórcio das prefeituras da região e de universidades públicas e privadas.
O programa tvPT vai abordar também o estágio atual da pandemia e analisar as respostas dos poderes públicos à crise. E, sobretudo, questionar o que será preciso fazer para que a sociedade como um todo seja atendida pela nova vacina que virá e impedir que a indústria farmacêutica, novamente, faça da cura uma mercadoria inacessível ao povo.
Para assistir a tvPT localize o canal do PT Nacional no Youtube (digite tvPT) e o perfil do PT no Fecebook (digite PT- Partido dos Trabalhadores). O programa começa às 19 horas.