O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi adiado, por causa da pandemia, após muita pressão dos movimentos sociais da educação e de setores da oposição. Se dependesse do governo federal, a data original seria mantida, sem considerar as enormes dificuldades de preparação e participação de ensino e estudo a distância, via internet, para amplos segmentos estudantis e para a rede de ensino, tanto pública quanto privada.

Mas as tensões e dificuldades próprias do Enem continuam no horizonte, já que o exame deve ocorrer ainda este ano, na esteira da pandemia e seus efeitos, que devem se prolongar por meses.

Enquanto isso, governos estaduais e municipais mantêm o calendário do ano letivo como se não houvesse uma pandemia em curso. Sem equipamentos, sem planejamento adequado das secretarias de ensino e tendo enormes contingentes de estudantes com precário ou nenhum acesso à internet, as aulas a distância exigem criatividade, improviso e longas jornadas de trabalho para professores. Os mestres, nestas circunstâncias, precisam se desdobrar, a partir de suas casas e com o uso dos equipamentos pessoais que têm, para cumprir as exigências de ensino e avaliação dos estudantes.

Créditos: arte FPA

 

Para contar como é a rotina de aulas e estudos neste cenário, a tvPT recebe nesta sexta-feira, 22 de maio, a partir das 19 horas, o professor da rede pública estadual de São Paulo Claumir Bento Rufini, que mantém sua rotina de aulas em jornadas que ultrapassam 12 horas diárias.

Já a estudante Luiza Brazuna, moradora de Lorena, interior de São Paulo, vai relatar como tem sido o desafio de se preparar para o Enem em tempos de pandemia e de descaso do governo federal para com a educação. Estudante da rede privada, Luiza quer cursar Ciências Sociais.
Para falar da luta que os partidos de oposição têm travado no Congresso para proteger o Enem do desmonte pretendido pelo governo federal e para tentar reverter retrocessos de toda a ordem no setor de educação, o programa terá também a participação do deputado e professor Helder Salomão, do PT do Espírito Santo.

A tvPT pode ser assistida pelo canal do PT Nacional no Youtube.

`