A gente quebra a cabeça, mas às vezes é difícil entender como age o governo Bolsonaro. Suas políticas parecem completamente desorientadas, mas quase tudo é parte de um projeto baseado em uma ideologia reacionária, entreguista, elitista, anti-Estado e antipovo.

A flagrante inação do governo Bolsonaro diante da pandemia e até mesmo sua ação pró-pandemia, embora não tenha sido planejada, é parte desse projeto. Mas como funciona na prática esse projeto e a quem ele interessa?

“Brasil: incertezas e submissão?” (clique para baixar gratuitamente), livro publicado pela Fundação Perseu Abramo ainda em 2019, apresenta um panorama geral desse projeto, permitindo enxergar no primeiro ano de governo as ações e a agenda política e como elas se relacionam.

O livro é uma coletânea de artigos temáticos que analisam as políticas de Bolsonaro área por área, expondo o fio condutor que existe entre elas. Da comunicação de um presidente que parece sempre estar em campanha à sua política agrária, do punitivismo penal ao terraplanismo diplomático da política externa, da condução neoliberal da política econômica à agenda de silenciamento das minorias, o livro aponta pistas que nos dão uma noção de todo do funcionamento do governo e nos permite entender as motivações e a direção de cada decisão tomada hoje, no contexto de pandemia.

Boa leitura.

`