O livro “Os donos do dinheiro: o rentismo no Brasil” (clique para baixar) trata do grupo de interesses que, com a posse de Jair Bolsonaro e a nomeação de Paulo Guedes para o Ministério da Economia, assumiu o controle da política econômica no Brasil: os rentistas.

Desde o início do governo, os principais cargos na área econômica foram preenchidos por gente muito mais próxima do mercado de capitais (gestores da riqueza privada) que do mercado financeiro propriamente dito, como era a maioria dos quadros rentistas que circularam pelos governos anteriores.

Essa gente produziu uma política que privilegiou os grandes investidores e suas carteiras de ações em detrimento do setor produtivo, que gera emprego e renda, o que levou a um atimismo exagerado dos rentistas e, ao mesmo tempo, ao desalento provocado pelo desemprego, que persistiu graças à incapacidade do governo de combater a crise econômica.

Foi neste misto de otimismo de uns e desespero de outros que chegou ao Brasil o novo coronavírus, impondo novos desafios a uma equipe econômica que não encara os problemas do país e que deixa de lado qualquer perspectiva mais pragmática para ter como bússola uma ideologia que destrói empregos e reforça privilégios, o rentismo.

“Os donos do dinheiro: o rentismo no Brasil” é fundamental para entender a política econômica de Guedes/Bolsonaro, sobretudo em um momento de crise.

Este texto é parte da campanha “Nosso Antivírus é o Conhecimento”. Clique aqui para saber mais. 

`