A tvPT das 11 horas da segunda-feira, 27 de abril, irá debater com os professores João Roberto Martins Filho e Eduardo Costa Pinto os rumos do governo Bolsonaro e sua relação com os setores militares do país.

João Roberto Martins Filho é professor sênior do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, autor de O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na ditadura (1964-1969), da editora Alameda.

E Eduardo Costa Pinto, professor de Economia Política e Economia Brasileira do Instituto de Economia (IE) da UFRJ. Tem experiência na área econômica, atuando principalmente nos temas de padrão de acumulação, Estado, China, Petróleo e Petrobras.

Desde antes da eleição de Jair Bolsonaro as dúvidas sobre a relação que se estabeleceria com a presença militar em um possível governo comandado por alguém que gosta de ser lembrado como capitão já era tema de discussões e estudos.

Os militares e Bolsonaro, as diferenças entre eles e as tensões, também não são novas. Seria sempre bom lembrar como e por que Jair Bolsonaro foi retirado das Forças Armadas.

Recentemente, a presença de Bolsonaro na manifestação em frente ao Quartel General do Exército contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) provocou um “enorme desconforto” na cúpula militar.

A coronacrise se soma à crise eterna de um governo que não tem por hábito os debates democráticos, um governo que vive e se alimenta de crises. E como ficam os militares em mais esta crise gerada pelo ex-capitão?

Crise política: os militares do governo