1982: a primeira eleição de Lula no fim da ditadura
A eleição de 1982 foi um marco do fim da ditadura que começou em 1964, no Brasil, e a primeiras a se realizar depois do fim do bipartidarismo. Pela primeira vez desde 1965 seriam escolhidos pelo voto popular os governadores estaduais. Nesse contexto, o Partido dos Trabalhadores e sua principal liderança viveriam sua primeira experiência nas urnas.
O PT lançou ao governo de São Paulo Luiz Inácio Lula da Silva, que obteve 1,144 milhão de votos e ficou em quarto lugar. O jornal Em Tempo Especial nº 157 traz na sua página 7 um texto intitulado “A força irresistível da campanha de Lula” e um panfleto assinado pelo próprio Lula e conservado no CSBH-FPA, que dão uma dimensão do sentimento da primeira eleição direta disputada pelo PT. “Pela primeira vez na história recente do Brasil, nós, trabalhadores, podemos votar em um partido formado por trabalhadores.”
O Jornal dos Trabalhadores nº 16, publicado 10 dias antes da eleição, trazia na sua capa um pedido do próprio Lula que também era presidente do partido. “Vote 3, porque o resto é burguês”, naquele ano este era o número do PT. Em foto histórica que compõe o acervo do CSBH, Lula discursa em comício de sua campanha.
O PT elegeu seis deputados em São Paulo, um em Minas e um no Rio. Foram eleitos deputados 36 políticos que haviam sido cassados pela ditadura, incluindo o ex-governador Miguel Arraes (PMDB-PE), que obteve a maior votação proporcional no país. Pela primeira vez um índio, Mario Juruna (PDT-RJ), foi eleito deputado, e também pela primeira vez formou-se uma bancada de sindicalistas.
O Jornal dos Trabalhadores do fim de novembro de 1982 – também conservado pelo CSBH – buscou fazer em suas páginas uma reflexão da participação do PT e apontar para o futuro, para as próximas eleições. “Dependerá do próprio PT, das suas formulações políticas e da sua capacidade organizativa, o papel que terá de assumir nas lutas populares, organizando os trabalhadores, conscientizando-os, levando-os a vitórias parciais, no caminho da libertação da exploração econômica e da opressão política.”
Lula perdeu a eleição, mas não a esperança. E em 2002 foi eleito tornando-se o primeiro trabalhador a chegar à Presidência da República.