A Rede de Pesquisa Solidária lançou no dia 10 de abril seu Boletim No. 1., com a nota técnica “As Políticas para Enfrentamento do COVID-19 nos Estados Brasileiros com Distanciamento Social”.

Iniciativa de pesquisadores para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas do governo federal, dos governos estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da COVID-19 para salvar vidas, a rede é multidisciplinar, multi-institucional e está em contato com centros de excelência no exterior.

A atuação da rede deve girar em torno de quatro projetos: Monitoramento de Políticas Públicas, sob responsabilidade da cientista política Lorena Barberia (USP), que também é coordenadora científica da Rede; Monitoramento de Opinião Pública e de Lideranças Comunitárias, sob responsabilidade da cientista social Graziela Castello (Cebrap); Mercado de Trabalho e Renda, sob responsabilidade dos sociólogos Rogério Barbosa (USP) e Ian Prates (USP); e Proteção Social e Políticas Emergenciais para mitigar a Crise do Mercado de Trabalho, também sob responsabilidade de Rogério Barbosa (USP) e Ian Prates (USP).

A ideia da rede é reunir pesquisadores de modo direcionar sua capacidade de análise para o levantamento criterioso de dados, a geração de informações de qualidade, a criação de indicadores, a elaboração de modelagens matemáticas e estatísticas para acompanhar, indicar gargalos e identificar caminhos para as políticas públicas e examinar as respostas que a população oferece.

Clique aqui e acesse o boletim.

`