Um surpreendente editorial do Financial Times, revendo posições históricas sobre o neoliberalismo, com tradução de Talita Tanscheit, que a doou ao Observatório.

Texto original: https://www.ft.com/content/7eff769a-74dd-11ea-95fe-fcd274e920ca

São necessárias reformas radicais para forjar uma sociedade que funcione para todos

Se existe um lado bom na pandemia do Covid-19, é que ele injetou um senso de união nas sociedades polarizadas. Mas o vírus, e os bloqueios econômicos necessários para combatê-lo, também iluminam as desigualdades existentes – e até criam novas. Além de derrotar a doença, o grande teste que todos os países enfrentarão em breve é ​​se os sentimentos atuais de propósito comum moldarão a sociedade após a crise. Como os líderes ocidentais aprenderam na Grande Depressão e após a Segunda Guerra Mundial, ao exigir sacrifício coletivo, você deve oferecer um contrato social que beneficie a todos.

A crise de hoje está revelando o quanto várias sociedades ricas estão aquém desse ideal. Assim como a luta para conter a pandemia expôs o despreparo dos sistemas de saúde, a fragilidade das economias de muitos países foi exposta na medida em que os governos lutam para evitar as falências em massa e lidar com o desemprego em massa. Apesar dos apelos inspiradores à mobilização nacional, não estamos realmente juntos nisso.

Os bloqueios econômicos estão impondo um maior custo para aqueles que já estão em pior situação. Durante a noite, milhões de empregos e meios de subsistência foram perdidos nos setores de serviços, lazer e afins, enquanto trabalhadores com conhecimento e mais bem remunerados geralmente enfrentam apenas o incômodo de trabalhar em casa. Pior ainda, aqueles em empregos com salários baixos que ainda podem trabalhar estão arriscando suas vidas – como prestadores de cuidados e profissionais de assistência médica, mas também empilhadores de prateleiras, entregadores e faxineiros.

O extraordinário apoio financeiro dos governos à economia, embora necessário, de certa forma tornará as coisas piores. Os países que permitiram o surgimento de um mercado de trabalho informal e precário estão achando particularmente difícil canalizar ajuda financeira para trabalhadores com empregos tão inseguros. Enquanto isso, um amplo afrouxamento monetário pelos bancos centrais ajudará os ricos em ativos. Por trás de tudo, os serviços públicos subfinanciados estão se desgastando com o peso da aplicação de políticas de crise.

A maneira como combatemos o vírus beneficia alguns à custa de outros. As vítimas do Covid-19 são predominantemente os mais velhos. Mas as maiores vítimas dos bloqueios são os jovens e em atividade, que são convidados a suspender seus estudos e a abrir mão de uma renda bastante considerável. Os sacrifícios são inevitáveis, mas toda sociedade deve demonstrar como poderá restituir aqueles que carregam o fardo mais pesado dos esforços nacionais.

Reformas radicais – invertendo a direção política predominante das últimas quatro décadas – precisarão ser colocadas sobre a mesa. Os governos terão que aceitar um papel mais ativo na economia. Eles devem ver os serviços públicos como investimentos, e não como passivos, e procurar maneiras de tornar os mercados de trabalho menos inseguros. A redistribuição estará novamente na agenda; os privilégios dos idosos e ricos em questão. Políticas até recentemente consideradas inviáveis, como renda básica e impostos sobre a riqueza, terão que estar entre as propostas.

As medidas atípicas que os governos estão adotando para sustentar as empresas e a renda durante o bloqueio são comparadas com o tipo de economia que os países ocidentais não experimentaram durante sete décadas. A analogia vai ainda mais longe.

Os líderes que venceram a guerra não esperaram pela vitória para planejar o que viria a seguir. Franklin D Roosevelt e Winston Churchill publicaram a Carta do Atlântico, estabelecendo o curso para as Nações Unidas, em 1941. O Reino Unido publicou o Relatório Beveridge, seu compromisso com um estado de bem-estar universal, em 1942. Em 1944, a conferência de Bretton Woods forjou a arquitetura financeira do pós-guerra. Esse mesmo tipo de previsão é necessário hoje. Além da guerra da saúde pública, verdadeiros líderes se mobilizarão agora para conquistar a paz.

`