O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o governo federal enviou ao estado apenas oitocentos kits de testes para detecção do covid-19, até o momento. Ele também revelou que as equipes de saúde do seu governo estimam em três mil o número de infectados apenas no Piauí. “É uma mentira que existam apenas em torno de sete mil em todo o país”, denunciou.

Wellington participou na manhã de sexta-feira, dia 3, do programa TV PT, junto com o senador Rogério Carvalho (PT-SE). Para Carvalho, a fraca resposta do governo federal, como demonstra o caso do Piauí, é resultado do “dogmatismo do Estado mínimo do Guedes (Paulo Guedes, ministro da Economia), que impede a liberação dos recursos”.

O descompasso entre o número oficial de infectados e a realidade da coronacrise é explicada, destaca o governador piauiense, pela falta crônica de kits para a realização de testes. “O Ministério da Saúde comemora por que comprou quinhentos mil kits para todo o Brasil. Só aqui no Piauí eu precisaria de pelo menos este número de kits”, afirmou.

Segundo ele, o governo do estado adquiriu 137 mil kits e pretende chegar a 300 mil nos próximos dias. “Eu preciso no mínimo fazer testes em quem trabalha na saúde, porque não sei se quem está na linha de frente também está doente”.

Créditos: Vale/Fotos Públicas

O governador informou que o Consórcio de Governadores do Nordeste tem negociado compras e realizado ações que permitem que o estoque de materiais de proteção e de álcool gel, ainda que insuficientes, sejam maiores do que se dependessem apenas do governo federal.

Já o senador informou que a bancada do PT encaminhou projeto de 22 bilhões de reais para auxiliar os estados a recuperar a queda de receitas. “O governo não injetou dinheiro novo para os estados. Esse projeto do PT deve ser votado na semana que vem”. Carvalho ainda atacou a lentidão do governo para liberar a ajuda de seiscentos reais aos cidadãos. “A quem interessa o caos?”, perguntou Carvalho, chamando a atenção para o risco de convulsão social.

A entrevista completa pode ser vista no arquivo da TV PT no youtube.

 

 

`