SUS, de vilão a salvador da pátria: os desafios da saúde pública contra o vírus
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. Profissionais e especialistas, organizações e entidades promovem ações no sentido de fortalecer os sistemas públicos de saúde.
Para celebrar a data, a TV PT inicia os debates sobre essa luta nesta quinta-feira, 2 de abril. Na edição das 19 horas, o tema do programa é “SUS contra o coronavírus e o desmonte do Estado”.
A coronacrise torna o Dia Mundial da Saúde mais importante do que nunca. No Brasil, a pandemia trouxe aos olhos de toda a opinião pública a importância insubstituível de um sistema público de saúde forte e bem aparelhado.
Ao mesmo tempo, a crise escancara o abandono que o SUS tem sofrido por parte de governos que premeditadamente pretendiam enfraquecê-lo e dar lugar à iniciativa empresarial no setor. A coronacrise também acaba por denunciar o desprezo ou a invisibilidade com que setores da mídia trataram o SUS ao longo do tempo, e que estão sendo revistos agora, ao menos temporariamente.
Como está a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que combatem o vírus frente a frente? Por que há falta de equipamentos para eles e para os hospitais e postos de saúde? O que explica a demora e a falta de kits para a realização dos testes para saber quem está ou não doente?
E, principalmente, o quê pode e deve ser feito em regime de urgência para superar essas lacunas e deficiências.
Para debater essas e outras questões participam da entrevista Eliane Cruz, coordenadora nacional do Setorial de Saúde do PT, e Dr. Rosinha, médico pediatra, militante do PT do Paraná e ex-deputado federal.
A TVPT tem programação ao vivo e online duas vezes ao dia e pode ser acompanhada pelo canal do PT no Youtube e pelo perfil da Fundação Perseu Abramo nas redes sociais.