O pagamento de um auxílio emergencial de seiscentos reais a trabalhadores informais e seus impactos na vida dos trabalhadores brasileiros e na economia é o tema a ser debatido hoje, às 11h, na TV PT. Participam o ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa e o economista da Unicamp Guilherme Mello. O debate será mediado pelo jornalista Pedro Camarão e transmitido no canal do Youtube do PT e nas redes sociais da Fundação Perseu Abramo e do partido.

Aprovado ontem pelo Senado, o projeto inclui autônomos e em contrato intermitente durante três meses. O texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. A pressão popular proporcionou a negociação que resultou no projeto. Inicialmente, o governo havia apresentado uma proposta de duzentos reais por pessoa, quer foi considerada “aviltante” pela oposição.

Em relação ao projeto aprovado na Câmara na quarta-feira (25), foram incluídos entre quem têm direito à renda emergencial trabalhadores informais e intermitentes. A expectativa é que sejam feitos mais de trinta milhões de pagamentos mensais, segundo cálculos da Instituição Fiscal Independente.

 

`