A sociedade brasileira recebeu com desapontamento a notícia do crescimento de 1,1% da economia brasileira em 2019 – pouco abaixo dos dois anos anteriores. Algo esperado frente à política neoliberal adotada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O desempenho do PIB nacional foi pífio no período pós-golpe e aponta que as políticas liberais sem o investimento estatal não conseguirão tirar o país da crise. Se no cenário nacional as coisas não estão indo bem, como anda a evolução do PIB nos municípios?

Os dados sobre PIB municipal são sistematizados e divulgados pelo IBGE com maior atraso em relação aos dados nacionais, sendo 2017 o último ano divulgado. O PIB brasileiro subiu 1,3% em 2017 em relação a 2016. Menos da metade dos municípios do país (2.843 cidades) alcançaram em 2017 o PIB real acima do nível pré-crise obtido em 2014. O Centro-oeste foi a região com maior percentual de municípios que conseguiram se recuperar após crise de 2015 e 2016, com 61% de seus municípios (285 cidades) nessa situação.

A região Sudeste teve 49,7% dos municípios (829 cidades) que não conseguiram alcançar o mesmo patamar do PIB que tinham no ano de 2014. Os municípios pertencentes às regiões Nordeste, Norte e Sul tiveram grande dificuldade de se recuperar da recessão, com menos da metade de seus municípios atingindo o mesmo patamar do PIB exibido no momento pré-crise.

`