O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, disponibiliza online o jornal PT na Luta da Constituinte, meio de comunicação da atuação dos parlamentares petistas no processo Constituinte. Para contextualizar a importância do jornal no período, e relatar um pouco da experiência do PT na Assembleia Nacional Constituinte, lançamos juntamento com o jornal uma entrevista com José Genoino, um dos deputados da bancada petista.

O Jornal PT na Luta da Constituinte foi uma publicação criada em julho de 1987 e circulou até a promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Surgiu como uma publicação informativa da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Congresso Constituinte, elaborado pela Assessoria de Comunicação da Liderança do PT. O jornal serviu como meio de informação e ferramenta para mobilização, contribuindo para a articulação entre a atuação petista e a dos movimentos sociais. Ao todo foram lançadas 10 edições sequenciais, além de 04 edições especiais.

Seu conteúdo nos ajuda a compreender a jornada do PT travada ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras e dos movimentos sociais ao longo do processo de elaboração da Constituição. A Bancada do PT contava com os seguintes deputados: Benedita da Silva (RJ), Vladimir Palmeira (RJ), João Paulo Pires (MG), Paulo Delgado (MG), Virgílio Guimarães (MG), Olívio Dutra (RS), Paulo Paim (RS), Vitor Buaiz (ES), Eduardo Jorge (SP), Florestan Fernandes (SP), Gumercindo Milhomem (SP), Plínio de Arruda Sampaio (SP), Irma Passoni (SP), José Genoino (SP), Luis Gushiken (SP) e Luis Inácio Lula da Silva (SP). Os deputados se dividiam em oito comissões temáticas. O líder da bancada era o Lula, e os vice-líderes eram Genoino e Plínio.

Na entrevista, Genoino relata o trabalho parlamentar, as lutas travadas e a importância desta participação para o partido: “a participação do PT na Constituinte influenciou nas eleições municipais de 1988, incluindo São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Santos, entre outros [municípios nos quais o PT se elegeu para o executivo], e acabou se desdobrando, em 1989, na campanha presidencial [em] que o candidato foi o Lula”. Assista à entrevista em quatro partes:

Os jornais compõem o acervo do CSBH on-line, que totaliza cerca de 700 edições de jornais já digitalizadas, além do acervo iconográfico, composto por cartazes e fotografias. Juntos, somam mais de 50 mil registros em nossa base de dados.

Todo esse conteúdo ajuda a compreender os caminhos da história política do país ao longo de 40 anos. O site para consultar nosso acervo é acervo.fpabramo.org.br

`