A Fundação Perseu Abramo e o Instituto MAG lançam nesta quinta-feira, 12 de dezembro, às 19 horas, os dois volumes que completam a Coleção MAG, concebida para reunir artigos, ensaios e conferências do notável intelectual, historiador e dirigente político que foi Marco Aurélio Garcia. O evento será transmitido ao vivo pela TevêFPA e poderá ser acompanhado no canal da FPA no Youtube ou pelo Facebook.

O segundo volume da coleção, Construir o Amanhã – Reflexões sobre a esquerda (1983-2017), reúne artigos de reflexão sobre o pensamento e a prática da esquerda brasileira e internacional. Trata ainda de temas recorrentes no debate partidário, democracia e socialismo, reforma ou revolução, ao longo de quatro décadas. São ensaios e conferências fundamentais em seu momento histórico que muito contribuíram para a elaboração, organização e atuação do PT. No artigo que dá título ao volume, já após o golpe parlamentar que pôs fim ao governo Dilma Rousseff, Marco Aurélio – constatando o grave período de retrocesso que se iniciava – nos coloca diante da tarefa de reconstrução.

O terceiro volume, Notas para uma História dos Trabalhadores: Contribuição à História da Esquerda Brasileira e outros escritos, destaca o historiador Marco Aurélio Garcia e nasceu da proposta de reeditar artigos, entrevistas e reportagens publicados em uma seção do jornal Em Tempo, assumida por Marco Aurélio após seu retorno ao Brasil, tratando da esquerda brasileira do período de 1960 a 1979.

É inegável o grande desafio que foi realizar a série “Contribuição à História da Esquerda Brasileira” “a quente”. Todavia, Marco Aurélio enfrentou as dificuldades, utilizou diversas ferramentas, como “análises, depoimentos, transcrevendo documentos, fixando perfis, revelando episódios desconhecidos, pouco conhecidos ou totalmente tergiversados”, com o objetivo de reconstituir a trajetória da esquerda brasileira naquelas quase duas décadas.

A série se mantém alvo de muito interesse e, até hoje, é referência para artigos, dissertações e teses acadêmicas. Lançado em 2018, o primeiro volume, A Opção Sul-Americana, reúne seus principais trabalhos sobre política externa produzidos entre 2003 e 2016, período em que atuou nessa área como assessor especial dos presidentes Lula e Dilma Rousseff.

`