A reforma trabalhista entrou em vigor em 2017 e ainda coloca desafios para os pesquisadores da área do trabalho para entender as profundas transformações decorrentes dela no mercado de trabalho. Com o intuito de jogar luz nestes efeitos, a Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir) lançou livro Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade, que justamente questiona as promessas feitas por seus defensores à época de sua tramitação versus a realidade da ampliação da precarização. A rede é composta por pesquisadores de todo o país que se dedicam aos temas do mercado de trabalho.

O livro é composto de sete capítulos, de autoria de renomados pesquisadores da área do trabalho. Os autores apontam que desde a entrada em vigor da reforma aumentou a informalidade, ao contrário das
promessas de seus defensores. Também argumentam que a reforma parece estar contribuindo para a redução dos custos trabalhistas, porém isso vem acompanhado de uma restrição do consumo, investimentos e da criação dos prometidos empregos.

José Dari Krein, Roberto Véras e Vitor Filgueiras, na apresentação do livro, problematizam que hoje o discurso dominante, como o do governo, é tão forte que atinge, em maior ou menor medida, grande parte dos trabalhadores e seus representantes.

A publicação aponta, por fim, que a reforma não cumpriu as promessas que embasaram sua implementação, especificamente a redução do desemprego e o aumento da formalização.

Acesse o livro completo lançado pelo Curt Nimuendajú.

`