Pessoas com curso superior completo ou incompleto representavam 16,3% dos desempregados no quarto trimestre de 2018. É o que discute Waldir Quadros, professor do Instituto de Economia da Unicamp, em texto divulgado recentemente. Em termos absolutos, o pesquisador aponta que 837 mil pessoas com curso superior incompleto ou equivalente estavam desempregadas, enquanto 1,1 milhão de pessoas com curso superior completo integravam esta categoria.

O trabalho do pesquisador, realizado a partir da Pnad Contínua, analisa aspectos relativos a ocupação e renda para mostrar um quadro da mobilidade social nos últimos anos no país.

Assim como chama a atenção a participação dos trabalhadores com alta escolaridade entre os desocupados (quadro que efetivamente não parece ter mudado ao longo de 2019), é de se ressaltar também outro dado do texto do pesquisador: entre os trabalhadores ocupados classificados como pobres (os classificados pelo pesquisador como miseráveis e pobres, na verdade) havia, no quarto trimestre de 2018, 12,9 milhões de pessoas que passaram pela educação superior (com superior incompleto ou completo), o que equivale a 51,7% do total de pessoas com educação superior incompleta ou completa no Brasil, como mostra a tabela a seguir, retirada da publicação.

Para os trabalhadores em geral, a situação está muito grave, devido aos altos índices de desocupação no país e ao aumento da pobreza. Porém, para os que passaram pela educação superior, a frustração da dificuldade apesar da escolaridade, parece ser significativa.

`