De 10 a 19 de outubro, a Fundação Perseu Abramo transmitirá ao vivo em seu canal no YouTube e em sua página no Facebook a maioria das mesas do “Encontro Internacional Áfricas Contemporâneas do Continente às Diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos” (confira abaixo a lista de atividades a serem transmitidas).

O evento abriga um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas e tem como público estratégico grupos, coletivos, movimentos, comunidades, organizações, ativistas, artistas, produtoras/produtores e agitadores culturais, pessoas interessadas na temática, estudantes de graduação e de pós-graduação, estudantes de nível médio e técnico, professoras e professores, educadoras e educadores sociais, pesquisadoras e pesquisadores.

– Clique aqui e acesse a página do evento.

Atividades com transmissão ao vivo:

10 de outubro

18h – Abertura do “Encontro Internacional Áfricas Contemporâneas do Continente às Diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos”

19h – Conferência “Afro-contemporaneidade: trabalho, projeto de sociedade e dinâmicas sociais vistos a partir das experiências e produções africanas” e lançamento do livro “Afrotopia”, com Felwine Sarr, da Université Gaston Berger – Saint-Louis – Senegal.
Debatedoras:
– Iolanda Évora, do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/ISEG) da Universidade de Lisboa – Portugal.
– Lia Dias Laranjeira, da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

11 de outubro

18h30 – Conferência “Diálogos África-Brasil: legados e desconstruções a partir das políticas de relações internacionais”, com Gilberto Leal, do Movimento Negro Unificado (MNU); e Matilde Ribeiro, da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e ex-ministra da Igualdade Racial.
Mediador: Celso Marcondes, do Instituto Lula.

15 de outubro

9h – Conferância “Autogoverno, subversão dos espaços e territorialidade no Sahel”, com Amy Niang, da University of the Witwatersrand Joanesburgo – África do Sul.
Debatedora: Marina Berthet, do Núcleo de Estudos Africanos (NEAF), da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Debatedor: Mahfouz Ag Adnane, do Núcleo Amanar, da Casa das Áfricas (Mali/Brasil).

14h – “Vozes e escritas: gênero e experiências africanas no mundo a partir da literatura”, com as escritoras Bianca Santana (São Paulo), Jennifer Nascimento (São Paulo), Raquel Lima (Portugal) e Uhuru Portia Phalafala (África do Sul).
Mediadora e comentadora: Elaine Mineiro, da UNEAFRO e do Fórum de Cultura da Zona Leste.

16 de outubro

9h – Conferência “Culturas africanas e mundialização”, com Bado Ndoye, da Université Cheik Anta Diop – Dacar – Senegal.
Debatedor: Alain Pascal Kaly, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

14h – Conferência “Ativismos negros na contemporaneidade”, com Kehinde Andrews, da School of Social Sciences – Birmingham City University – Inglaterra.
Debatedora: Cleide Aparecida Vitorino, da Faculdade Zumbi dos Palmares e do Núcleo Amanar, da Casa das Áfricas.
Debatedor: Muryatan Santana Barbosa, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

17 de outubro

18h30 – Mesa-redonda “Frantz Fanon e Pan-africanismo: racismo e desigualdades contemporâneas”, com Apolo de Carvalho do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/ISEG) da Universidade de Lisboa (Portugal); Hezbó MC (Cabo Verde/ Associação Moinho da Juventude – Portugal), LBC Soldjah (Cabo Verde/ Associação Moinho da Juventude – Portugal/ISCTE – IUL – Portugal), Mamadou Ba (Associação Luso-Senegalesa /Diaspora Afrique – Portugal) e Tago Elenua Dahoma (Ciclo de Formação Marcus Garvey).
Mediadora e comentadora: Cidinha da Silva, prosadora e pesquisadora.
Mediador e comentador: Deivison Nkosi (Unifesp).

18 de outubro

9h – Mesa-redonda “Pensadores africanos contemporâneos e suas contribuições para (re)pensar o universal”, com Amy Niang (África do Sul), Bado Ndoye (Senegal), Iolanda Évora (Portugal) e Mamadou Ba (Portugal).
Mediadora e comentadora: Sueli Carneiro (Geledés).

19 de outubro

10h – Mesa-redonda “Democratização de saberes a partir de narrativas e arquivos africanos”, com Maria Balbina dos Santos [Mam´etu kwa Nkisi Kafurengá] e Heráclito dos Santos Barbosa [Taata Luangomina], Alzira Félix dos Santos [Mam´etu Odemina] (representantes do Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro Indígena – Bahia) (história oral e religião), Apolo de Carvalho (Portugal) (arquivos históricos), Raquel Lima (Portugal) (dança e performance), LBC Soldjah (Portugal) (música e teatro), Marcelo D´Salete (São Paulo) (desenhos e quadrinhos), Abílio Ferreira (São Paulo) (literatura) e Abisogun Olatunji (União de Coletivos Panafricanistas–São Paulo) (processos formativos).
Mediadora e comentadora: Eliane de Souza Almeida, do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA-USP) e da Rede Antirracista QUILOMBAÇÃO.

16h – Mesa-redonda “Gênero, produções e imagens afro-diaspóricas a partir do cinema”, com as cineastas Lolo Arziki (Cabo Verde) e Renata Martins (Rio de Janeiro), com a roteirista e crítica de cinema Viviane Pistache (São Paulo) e com a pesquisadora Marina Berthet (UFF – NEAF – RJ).
Mediadora e comentadora: Ana Julia Travia, diretora de cinema.

`