No dia 27 de setembro de 1981, o Partido dos Trabalhadores organizou em Brasília sua primeira Convenção Nacional. No encontro, o jovem partido lançou a histórica Carta de Brasília. No documento, o PT se comprometia com a luta dos trabalhadores brasileiros contra o desemprego e a política econômica do governo Figueiredo.

A Carta era também uma convocatória para o dia 1º de outubro, quando trabalhadores de todo Brasil se reuniriam no Dia Nacional de Luta Contra o Desemprego – data deliberada por unanimidade na 1ª Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras), em São Paulo.

“O Partido dos Trabalhadores – pelas suas origens e por seus compromissos fundamentais – está, desde o começo, engajado na preparação dessa jornada nacional de lutas. Hoje, nesta Primeira Convenção Nacional, o PT reitera não apenas o seu apoio, mas fundamentalmente sua disposição de contribuir para o sucesso político dessa campanha”, diz um trecho da Carta.

Com uma enorme faixa que trazia a mensagem “a gente chega lá” o partido reuniu seus primeiros filiados e militantes no plenário do Senado Federal em busca de um sonho de país. Reafirmando “o seu compromisso de fortalecer a mobilização e a organização dos trabalhadores para irem construindo no Brasil uma sociedade justa, em que não haja explorados nem exploradores”.

Entre os participantes estavam o líder sindical e futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro presidente do PT do Rio Grande do Sul e futuro governador Olívio Dutra.

A fotógrafa Marly Machado registrou a Convenção e graças ao trabalho do Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e História Política da Fundação Perseu Abramo, as fotos estão digitalizadas e higienizadas e podem ser acessadas aqui.

`