“Vis a Vis”, série lançada em 2015 e que está disponível na plataforma Netflix, conta o dia a dia de uma prisão feminina na Espanha. Sua personagem principal é Macarena Ferreiro, uma mulher de classe média que cai em um golpe no seu trabalho e acaba sendo acusada de fraude e roubo.

Ao chegar na prisão, Macarena se depara com um mundo completamente diferente do que estava acostumada e tem que aprender como sobreviver ali. A série mostra como é alto o número de mulheres ciganas e árabes encarceradas, que são de grupos marginalizados dentro da sociedade espanhola.

O enredo de “Vis a Vis” lembra muito o de outra série que se tornou famosa nos últimos anos, a americana “Orange is the new black”, também disponível na Netflix. Além do fato de em ambas as personagens principais serem mulheres privilegiadas, nas duas são feitas denúncias contra a conduta violenta dos agentes penitenciários e a precariedade da vida dentro da prisão.

Em “Vis a Vis”, inclusive, há uma cena onde um dos agentes deixa claro que poderia bater e castigar as presas, pois lá era uma prisão privada e não do Estado. Apesar disso, ao compararmos com a situação das prisões dentro do Brasil, a realidade exposta na série é um paraíso: sem lotação nas celas, todas têm cama e produtos de higiene básicos, assim como roupas confortáveis, por exemplo.

A quarta e última temporada de “Vis a Vis” estreia no dia 25 de setembro. A série espanhola tem direção de Daniel Écija, Álex Pina e Iván Escobar. No elenco estão Maggie Civantos, Najwa Nimri e Luis Callejo.

`