A Fundação Perseu Abramo, seus funcionários, funcionárias e colaboradores lamentam a triste notícia desta segunda-feira, 26 de agosto: a perda do companheiro Reginaldo Carmelo de Moraes, aos 68 anos.

Régis, como era conhecido, era doutor em Filosofia pela USP e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) e colaborador de longa data da Fundação Perseu Abramo. Era colunista do Brasil Debate.

Publicou pela Editora Unesp “O peso do Estado na pátria do mercado” (2013), “As cidades cercam os campos” (2008, em coautoria com Maitá de Paula e Silva e Carlos Henrique Goulart Árabe), “Estado, desenvolvimento e globalização” (2006) e “Educação superior nos Estados Unidos” (2015).

Pela Fundação Perseu Abramo, Reginaldo publicou os livros “Bloco de Esquerda e Podemos: dois experimentos de organização na nova esquerda europeia” (2016), e “Rural, Agrário, Nação: reflexões sobre políticas e processos de desenvolvimento na era da globalização” (2015). Clique nos títulos para acessar os livros.

Também pela FPA e em coautoria com Marcio Pochmann, publicou “Capitalismo, Classe Trabalhadora e Luta Política no Início do Século XXI” (2017) e lançaria nos próximos meses “Os ricos e poderosos”, ainda no prelo.

Pelo seu perfil do Facebook é possível conhecer um pouco mais sobre ele: “Neste espaço procuramos evitar manifestações de intolerância e apologia a violações de direitos humanos. Essas coisas já têm muito espaço na imprensa do país, não precisam deste recanto para se propagarem. Portanto, cortes ou bloqueios não são resultados de ‘problemas pessoais’. São escolhas. Se a sua praia é outra, siga em frente, mas não comigo”.

O velório do Reginaldo será na terça-feira, das 8h ao meio dia, no Cemitério do Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 300). Segue depois para o crematório de Vila Alpina.

`