Seminário Violência e Administração de Conflitos começa hoje
Começa hoje, na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), o seminário Violência e Administração de Conflitos, organizado pelo Grupo de Estudos Sobre Violência e Administração de Conflitos (Gevac/Ufscar). O evento, que se encerra dia 22, propõe exercitar o debate e a produção acadêmica nos temas da violência, segurança pública, administração institucional de conflitos, justiça, punição, buscando interpretar as desigualdades existentes nas práticas sociais nesse campo, em especial as desigualdades raciais. Pesquisadores importantes para a área estão convidados para compor as conferências e mesas redondas.
Em 2019 o Gevac/Ufscar completa dez anos de atividades. É também um ano de muitos desafios para a pesquisa sobre violência, justiça criminal e prisões, dadas as mudanças de orientação nas políticas públicas em nível federal e também nos estados. Combinam-se propostas de radicalização do uso da violência institucional, desprestígio das políticas de prevenção à violência e justiças alternativas, uma composição legislativa afeita a propostas de cunho punitivista, propostas de alterações penais, crescente militarização da segurança pública e políticas educacionais.
O seminário se propõe a discutir os desafios atuais da área e a avançar na construção conjunta de interpretações teóricas das transformações do presente. Procurará também produzir um debate metodológico sobre o fechamento de fontes de pesquisa e a animosidade dos novos governos com a produção independente de conhecimento no país.
O momento pede a concentração de esforços em metodologias alternativas e em estratégias criativas para driblar as dificuldades de acesso ao campo. E, mais do que nunca, a cooperação e o intercâmbio entre pesquisadores associados em rede para lidar com as dificuldades colocadas à pesquisa nas instituições de controle do crime e à escassez de financiamento.
Para mais informações, entre em contato.
O evento contou com o apoio da Fapesp, CNPq e o INCT-InEAC, da Pro-Reitoria de Extensão da UFSCar – Proex, IBCrim e da Fundação Perseu Abramo, que financia a presença de palestrantes convidados.