Brasileiros superestimam número de imigrantes, só 0,4% da população
Pesquisa do instituto IPSOS mostra que os brasileiros creem que 30% da população brasileira é formada por imigrantes, enquanto o número real é de 0,4%. Os dados são relativos a pesquisa realizada em 2018.
Sobre o fluxo de imigração, ou seja, sobre os migrantes que entram no Brasil, dados divulgados pelo Nexo Jornal mostram que de 2000 a 2016 a nacionalidade mais representativa entre os imigrantes no Brasil foi a boliviana, seguida dos haitianos e dos estadunidenses. Colombianos e portugueses empataram no número de imigrantes, de acordo com dados da Polícia Federal. E uma curiosidade: a maioria dos estadunidenses que emigra para o Brasil declarou ser sacerdote.
Dados do Itamaraty obtidos pelo Nexo mostram quais são os países mais escolhidos pelos emigrantes brasileiros: o EUA aparece na primeira colocação, com 1,4 milhões de brasileiros residindo neste país, seguido do Paraguai, Japão, Reino Unido e Portugal.
Os dados também mostram que 48% dos emigrantes brasileiros estão na América do Norte, 24% na Europa, 17% em outros países da América do Sul que não o Brasil e 6% na Ásia.