O filme Elisa y Marcela, da diretora Isabel Coixet, disponível na plataforma Netflix, conta a história verídica do que é considerado o primeiro casamento LGBT da Espanha, entre duas mulheres que, no ano de 1901, enganaram a igreja ao se passarem por um casal hétero.

Elisa e Marcela se conheceram ainda adolescentes, na escola de freiras para mulheres que formava professoras de primário. A amizade entre as duas logo se transformou em amor e, mesmo ficando afastadas por um tempo, elas se reencontram e começam a viver juntas numa época em que ser gay ou lésbica era considerado crime passível de prisão.

Para afastar os rumores de que elas estariam morando como um casal, Elisa vai embora e retorna com trajes masculinos, cabelo curto e barba postiça, se passando por um primo distante com o nome de Mário. Marcela e Mário/Elisa conseguem se casar na igreja e formalizar sua união mas, mesmo assim, os vizinhos das duas ainda desconfiam de que Mário seja na realidade Elisa.

O filme possui uma fotografia bonita, sendo todo preto e branco, além de relatar uma história importante para a comunidade LGBT. As atrizes que fazem as protagonistas, Natalia de Molina e Greta Fernández, também são uma atração à parte e dão vida a cenas emocionantes. É um filme que vale a pena ser visto.

 

`