Devido ao alto preço do botijão de gás de cozinha, mais pessoas o estão substituindo por lenha. Em 2018 esta foi a realidade de 45,3 milhões de brasileiros, cerca de 8,8 milhões a mais do que em 2016.Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ao contrário do que o atual presidente prometeu em campanha, quando disse que faria uma redução do preço “com seriedade”, o botijão de 13 quilos fechou o mês de junho com preço médio nacional de 70 reais, um aumento de 30,3% em relação ao mesmo mês de 2016. Em alguns estados a situação é mais crítica ainda, como em Mato Grosso, onde o preço médio é 97 reais.

O desemprego também contribuiu para a substituição do uso do gás pela lenha. Diferentemente das famílias que possuem maior poder aquisitivo e de restaurantes, que compram lenha de boa qualidade e a utilizam em fogões e lareiras apropriadas, a escassez de renda faz com que outras façam uso de lenha catada ou cortada por si mesmas, o que, combinado com o uso de fogões rústicos ou improvisados, que geram queima inadequada, agrava problemas de saúde e gera danos ao meio ambiente, seja no desmatamento, seja na emissão de gases e partículas tóxicas.

Os estados onde mais pessoas passaram a utilizar lenha entre 2016 e 2018 foram São Paulo, com 1,6 milhão de novos usuários e um crescimento de 137% no período; Minas Gerais, com 1,4 milhão e 36,7%; e Pará, com 1,2 milhão de novos usuários e crescimento de 30,5%. O Mato Grosso apresentou o maior crescimento proporcional do país no período, 138,4%, indo de quatrocentos mil usuários a um milhão em apenas dois anos.

Os estados nos quais mais famílias fazem uso de lenha para cozinhar seus alimentos no país são Minas Gerais (5,3 milhões de pessoas), Pará (5,2 milhões), Rio Grande do Sul (4,1 milhões) e Maranhão e Bahia (3,8 milhões). Vale destacar que entre os citados Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm forte traço cultural do uso de lenha em sua culinária, e esta, em geral, é lenha comprada. No entanto, não se pode afirmar isso em relação aos novos usuários de ambos estados.

Outro destaque da tabela, é que estados como Piauí, Maranhão e Pará possuem quase metade ou mais de sua população que utilizam lenha na cozinha. No país como um todo esta proporção aumentou de 17,8% para 21,8% da população, um crescimento de 24,3% de usuários em apenas dois anos.

`