O livro Os Donos do Dinheiro – O Rentismo no Brasil, escrito pelos analistas de conjuntura da Fundação Perseu Abramo (FPA), traz a discussão sobre uma classe que vive de ganhar dinheiro, sem produzir nada,  às custas da dívida do Estado.

Na fala do economista Marcelo Manzano, um dos colaboradores: “Ganhar dinheiro sem contribuir com a produção. Esse é o segredo da privilegiada classe dos rentistas, composta pelas poucas famílias brasileiras que dormem serenamente na ponta da pirâmide. Desde a severa crise que se abateu sobre o país nos anos 1980, esse clube de ricos se apoderou dos centros decisórios da política econômica e subordinou todos os demais interesses da sociedade brasileira à sua insensata forma de apropriação de riqueza. Transformou o Estado em um zumbi que lhes entrega um pote de juros a cada badalada do relógio. Deformou as estratégias de acumulação produtiva do setor empresarial, jogando pelo ralo cinquenta anos de esforço industrializante, e empurrou a população pirambeira abaixo. Enfim, o rentismo é a maior tragédia do país. Em nenhum outro lugar do mundo esse capitalismo ensandecido, sem freios e sem compromissos com a produção e com a geração de renda, avançou tanto como no Brasil.”

O primeiro encontro ocorrerá em Belo Horizonte (MG), em 23 de maio, às 19h, na Escola Sindical. O próximo está marcado para Belém do Pará, dia 1 junho, às 16h, no Sindicato dos Bancários. Todos os eventos serão abertos ao público.

Serviço
Lançamento de Os Donos do Dinheiro – O Rentismo no Brasil
Dia 23/05, às 19h, na Escola Sindical – Rua Nascimento, 101 – Belo Horizonte/MG
Dia 01/06, às 16h, no Sindicato dos Bancários – Rua 28 de Setembro n° 1210, Reduto – Belém/PA

`