Nesta segunda-feira, 13 de maio, será lançada a 17ª edição da revista Perseu: História, Memória e Política com o Dossiê “Marcas do Escravismo no Brasil Contemporâneo”, com entrevista de Nilma Lino Gomes, ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff (2015-2016).

Os artigos reunidos nesta edição trazem reflexões sobre os desdobramentos da escravidão ao longo da história brasileira, mostrando as maneiras pelas quais essa decisiva experiência histórica legou à sociedade brasileira especificidades de opressão, estruturando um sistema excludente, de violência e repressão estatal. Assinam os artigos Alessandra Almeida, Felipe Freitas, Hector Luís Cordeiro Vieira, José Pedro da Silva Neto, Nilma Lino Gomes e Sandra Helena Gonçalves Costa.

Um dos destaques desta edição, no contexto do 13 de maio como um dia de luta pela igualdade racial, é a resenha da obra de Marielle Franco “UPPa redução da favela em três letras: uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”, escrita por Pâmela Roberta Oliveira Corrêa.

O lançamento da mais nova edição da Revista Perseu será transmitido pela TV FPA a partir das 19h. Transmissão disponível no site da Fundação e em seu perfil no facebook.

`