O Festival El Mapa de Todos realiza sua oitava edição nos próximos dias 7 e 8 de maio, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O evento celebra a resistência cultural e musical, fortalecendo os vínculos da região do Pampa e com as modernas e diferentes expressões musicais locais, nacionais e ibero-americanas.

“Pela localização geográfica e cultural, no extremo Sul do Brasil e cravado na bacia do Pampa, talvez o festival consiga irradiar a ideia da integração com mais intensidade”, diz Fernando Rosa, curador do El Mapa de Todos.

Nesta edição, o evento foi contemplado no edital #juntospelacultura_2, da Secretaria de Estado da Cultura, e será realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. O festival é organizado pela Produtora Musical Senhor F, que atua editorialmente na cena independente desde 1998.

O evento será transmitido ao vivo, com link compartilhado por parceiros da mídia ibero-americana, como Zona de Obras e Rede de Jornalistas Musicais Iberoamericanos (Redpem ), além de perfis de artistas e jornalistas latinos e brasileiros.

Para a oitava edição estão programadas seis apresentações, três por noite, distribuídas da seguinte forma:

– Terça-feira (7):

20h – Paola Kirst & Kiai Grupo (Brasil/RS)
21h – Cuarteto Ricacosa (Uruguai)
22h – Gilberto Monteiro (Brasil/RS)

– Quarta-feira (8):

20h – Sofia Viola (Argentina)
21h – Keila (Brasil/PA)
22h – Tuyo (Brasil/PR)

A cantora e compositora Paola Kirst é ganhadora do Prêmio Açorianos de 2019 como revelação da música do Rio Grande do Sul. O uruguaio Cuarteto Ricacosa é um dos destaques do Prata com sua releitura da música tradicional da região. O gaúcho Gilberto Monteiro é um dos gênios da gaita (sanfona) gaúcha e brasileira.

A cantora argentina Sofia Viola é uma das mais destacadas cantoras e autoras da nova geração sulamericana. Natural do Pará e egressa do grupo Gang do Eletro, Keila renova o tecnobrega e outras linguagens musicais paraense. O grupo Tuyo, de Curitiba, é a grande revelação da música independente brasileira atual.

Palestras – O festival contará com duas palestras, uma sobre o disco Prá Ti, Guria, de Gilberto Monteiro, lançado em 1987, e marco da integração da música do Pampa; e outra sobre os quarenta anos da lambada, com a história do gênero musical surgido no Norte do Brasil nos anos oitenta.

Ingressos
https://vendas.teatrosaopedro.com.br/festival-el-mapa-de-todos-07

https://vendas.teatrosaopedro.com.br/festival-el-mapa-de-todos-08