A história de um jovem indiano que mudou a matemática
O Homem que Viu o Infinito é um filme de 2016 que se baseia na vida de um jovem indiano genial. É a história real do matemático indiano Srinivãsa Aiyangãr Rãmãnujan, uma das mentes brilhantes do século XX. Nascido na Índia e de família pobre, depois de muitos contratempos, seguiu seus estudos de forma autodidata.
Em 1913 (um ano antes do deflagrar da Primeira Grande Guerra), Rãmãnujan enviou parte dos seus trabalhos ao matemático inglês Harold Hard, professor sadleiriano de Matemática Pura da Universidade de Cambridge. Hardy ficou impressionado com os esboços apresentados e convidou Rãmãnujan para estudar em Cambridge. As realizações de Rãmãnujan como matemático foram tão inovadoras e intensas que são objeto de debate ainda hoje.
Jeremy Irons e Dave Patel em cena do filme
Tendo como pano de fundo os dilemas de um indiano em Londres e em uma áreas tão especifica como a teoria dos números, o filme impressiona pelo simples fato de expor uma improbabilidade: a de Rãmãnujan sair da Índia sem perspectivas e se tornar um dos mais estudados matemáticos do século XX. Tanto que, em 1920, ao ser questionado sobre sua principal contribuição a matemática, Harold Hard reconhece: foi Rãmanujan.
Filme: O homem que viu o infinito
Elenco: Dev Patel, Jeremy Irons, Toby Jones, Devika Bhine
Direção: Matt Brown
Netflix