O mês de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, pautado na luta das mulheres pela igualdade de direitos em questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Parte dessa luta visa romper a invisibilidade à qual as mulheres são historicamente submetidas, fato agravado pela carência de fontes documentais das trajetórias femininas. Resultado da falta de representatividade das mulheres nos documentos preservados, o que se deve, em importante medida, à ausência de preservação de acervos de mulheres.

A questão de gênero, para além da prática arquivística, envolve a construção de uma narrativa histórica e da preservação dessa memória. Ao incluirmos arquivos de mulheres, e sobre mulheres, nas instituições de salvaguarda do patrimônio, vamos no movimento contrário do discurso conservador dominante e pouco inclusivo, que através das instituições hierarquizadas, legitima e naturaliza as ausências das mulheres e principalmente de grupos sociais como de mulheres negras, lésbicas, travestis e transexuais.

O Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA), possui hoje cerca de dez conjuntos documentais compostos por acervos pessoais de mulheres que lutaram, militaram e trabalharam no Partido dos Trabalhadores e em movimentos políticos e sociais. Este número reflete atualmente cerca de 30%, ou seja, um terço dos documentos preservados, organizados e disponibilizados pelo CSBH. Desta forma, o CSBH, caminha para equiparar este cenário e, assim, contribuir para o resgate da memória do papel da mulher, fazendo frente à condição de anonimato atribuída à sua história e suas lutas.

Dentre as fontes documentais disponíveis para pesquisa no CSBH contamos com o acervo pessoal da arquiteta Mayumi de Souza Lima. Mayumi, além de participar da fundação do PT, também integrou a primeira gestão petista em São Paulo, nos anos de 1989 a 1992. Seus documentos, boa parte deles textuais, refletem sua formação acadêmica e trajetória profissional.

 

Uma das milhares de fotos que compõem o acervo

Através da base de dados on-line do CSBH (com link disponibilizado abaixo), é possível ter acesso ao acervo pessoal da fotógrafa Vera Jursys. Vera colaborou com o Jornal dos Trabalhadores, do PT, e atuou como fotógrafa do jornal O Trabalho (tendência interna do PT). Parte de seu trabalho como fotógrafa encontra-se refletido em cerca de 20.000 imagens das atividades do PT e de movimentos sociais. Agregam-se a essas imagens cartazes de movimentos sociais que retratam as lutas das mulheres no exercício de seus direitos.

Além dos acervos pessoais já mencionados, nosso maior arquivo é o do Diretório Nacional do PT. Por meio desta documentação. podemos visualizar imagens das trajetórias das mulheres ao longo da história contemporânea recente, retratadas em passeatas, encontros e atos. Dentre as secretarias do partido, enfatizamos os documentos da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, conjunto documental ainda em fase de organização que é composto por documentos que, ao serem organizados e difundidos, fomentarão o debate e a reflexão sobre o papel das mulheres dentro e fora do partido, na política, nos movimentos sociais e na própria história recente, trazendo para conhecimento documentos até então pouco difundidos.

O CSBH, através do tratamento arquivístico dos documentos, compreende o uso de seu acervo como uma importante ferramenta para a valorização e afirmação da memória das mulheres, constituindo-se em uma importante fonte para uma escrita da história que incluam suas vozes, muitas vezes silenciadas.

Assim, as pesquisas e a difusão dos documentos a partir desses acervos possibilitam diálogos sobre a questão de gênero e sobre o feminismo. No centro de memória as práticas arquivísticas inclusivas, ainda incipientes e desafiadoras, têm grande potencial de suscitar reflexões, contribuindo para a sensibilização da classe trabalhadora, da comunidade acadêmica e o conjunto da sociedade para a luta das mulheres.

Base de dados: https://acervo.fpabramo.org.br/index.php/vera-jursys
Guia do acervo: https://fpabramo.org.br/wp-content/uploads/sites/3/2017/04/guiadoacervo_CSBH.pdf
Revista Perseu “Dossiê mulheres: esquerdas, política e trabalho”: http://revistaperseu.fpabramo.org.br/index.php/revista-perseu/issue/view/5

 

`