Era dos Gigantes (#EradosGigantes é o título anunciado pela distribuidora, ou On The Shoulders of Giants, em inglês) é um documentário sobre os oito anos da política externa do governo do presidente Lula. Samuel Pinheiro Guimarães, Celso Amorim do lado do governo e Rubem Barbosa e Luiz Felipe Lampréia do lado da oposição foram os personagens escalados para falar dos fatos e relações que a política externa de Lula causaram. Além de jornalistas, professores e o próprio Lula falam no filme.

Os realizadores deixam claro que não há nenhum envolvimento partidário. Nem a favor, nem contra a visão apresentada. E tentam dar espaço a diferentes vozes. A questão central do roteiro é se a política externa do governo Lula defendia a interesses próprios, da sua orientação política ou se defendia interesses do país? E passa por vários eventos de impacto que a política externa brasileira protagonizou entre 2003 e 2010. As conclusões não apresentam surpresas, mas não daremos spoilers.

O documentário merece o registro e não deixa de ser uma ótima revisão dos tempos em que tínhamos muito a discutir com o mundo. E não tem como não causar uma sensação alta de saudosismo.

A Amazon, gigante da venda de livros, agora lançou seu serviço de streaming para tevê. Tornou-se concorrente da Netflix. O documentário está disponível no seu portfólio no aplicativo “Prime Vídeo”. Por sete dias você pode assistir gratuitamente pelo computador, tablet ou celular. Depois há cobrança. Aproveite e veja o documentário gratuitamente. É um bom documento dos anos dourados da nossa diplomacia. Se tivemos essa Brasilmania, agora temos que conviver com a Brasilfobia, ou alguém tem alguma dúvida que o governo Bolsonaro e seu chanceler Ernesto Araújo causam repulsa ao restante do mundo?

Serviço:
Filme: #ERADOSGIGANTES
Gênero: Documentário
Direção: Maurício Costa; Roteiro Anttonio Amoedo
Ano: 2016 (86 min)
País Brasil
Onde encontrar: serviço de streeming PRIME VÍDEO (sete dias grátis)

`