Feminismo desafia paradigmas da economia
Dossiê sobre economia feminista da Revista dos Pós-Graduandos em Ciências Sociais do IFCH Unicamp encontra-se disponível na internet. A publicação tem na abertura a transcrição da participação de Marielle Franco, vereadora assassinada há um ano, em seminário no Rio de Janeiro em 2017, onde fala sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres e da contribuição da perspectiva feminista.
O dossiê segue com um artigo de Cristina Carrasco traduzido ao português, que discute a ideia de reprodução, desde a discussão sobre o trabalho doméstico até a ideia mais recente de sustentabilidade da vida. A autora volta ao Tableau Economique de Quesnay (1758) para mostrar como entra na economia o conceito de reprodução, que é retomada por Ricardo e Marx, mas mostra que a relação gênero e reprodução só começa a ser feita muito depois.
A publicação contém também um texto de Marilane Teixeira com uma crítica feminista ao paradigma dominante da economia. Segundo a
autora, a “economia feminista, com foco na sustentabilidade da vida humana, se constitui em um instrumento valioso de análise que permite uma crítica global ao sistema capitalista e à economia de mercado”.
O arquivo completo da publicação, contendo todos os artigos do dossiê, encontra-se disponível aqui.