Está em cartaz no Sesc Pompeia a interessante e reflexiva peça teatral Fauna. Os atores Marcos Coletta e Assis Benevenuto parecem brincar com luz, sombra e sons para fazer com que o público entre em uma imersão na sua própria condição existencial.

Para isso, o espetáculo rompe padrões e solicita que o público tenha os pés descalços. Os calçados vão fazer parte do enredo, mas não só eles. Os espectadores são convidados a participar, a dialogar e ter contato com os artistas. A distância entre o público e o palco não existe. Os atores ficam no centro de um círculo formado pelas cadeiras dos espectadores.

“Ei, você me conhece? Posso me aproximar?”, essa é a abordagem feita ao público diversas vezes durante a peça. O enredo é vivo e pode tomar caminhos diferentes a depender de como as pessoas se posicionam sobre os temas que são colocados. As conversas giram ao redor de reflexões intensas sobre a coletividade e os caminhos que a sociedade toma. Afinal, a evolução sempre significa que o tempo presente é melhor do que o passado?

Da mesma forma, os atores questionam o papel do indivíduo nesse “todo” complexo e tentam propor reflexões sobre o querer de uma pessoa em conflito ou em convergência com o percurso da coletividade. Esse aspecto reflexivo tem base na obra “O Circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo”, do filósofo Vladimir Safatle, que é a referência da peça.

Para viajar por este enredo, os atores contam histórias de viagens, vão até Auschwitz e convidam o público a refletir também sobre o outro, sobre como julgamos e interpretamos o outro. Até onde é possível se colocar no lugar do outro? Para que a jornada fique mais agradável, você pode escolher tomar uma cerveja. O que ajuda a digerir a complexidade das relações da “fauna humana”.

O espetáculo criado, dirigido e interpretado pelo grupo mineiro Quatroloscinco, estreou em setembro de 2016. Desde então, vem rodando o Brasil. A peça está em cartaz no Sesc Pompeia até o dia 10 de março e tem, aproximadamente, 75 minutos de duração.

Saiba mais sobre o grupo: http://www.quatroloscinco.com