Com alta, Bolsonaro deve fechar proposta de Reforma da previdência
Jair Bolsonaro recebeu alta do hospital Albert Einstein, na manhã desta quarta-feira, (13-02) e deve ir para Brasília, onde não tem previsão de compromissos oficiais para a tarde nesta quarta. Bolsonaro permanecerá em um período de recuperação no Palácio da Alvorada.
A internação ocorreu dia 27 de janeiro, véspera da cirurgia para remoção de uma bolsa de colostomia, usada após ser esfaqueado durante a campanha eleitoral em setembro do ano passado. A previsão de internação era de 10 dias, mas foi estendida depois de Bolsonaro ser diagnosticado com uma pneumonia, ficando internado por 17 dias.
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Bolsonaro deve finalizar o texto da reforma da Previdência com a equipe econômica até o dia 15 de fevereiro.
Diferente da proposta de Paulo Guedes, cuja idade mínima para aposentadoria é 65 anos para homens e mulheres, a proposta preparada pelo governo para a Reforma da Previdência propõe idade mínima de 62 anos para homens e de 57 para mulheres como um dos critérios de aposentadoria, com validade a partir de 2022, com tempo de transição de apenas 3 anos.
A proposta do governo também prevê regras próprias, com idade mínima diferenciada para a aposentadoria de policiais federais e civis, estabelecida em 55 anos, para homens e mulheres.
Há divergências entre as propostas de Paulo Guedes e a de Bolsonaro, mas ambas são mais duras do que a anterior de Michel Temer. As propostas devem entrar em pauta no Congresso na próxima semana. A expectativa do governo é de que a Reforma da Previdência seja votada até maio.