Em meio ao clima de retrocesso enfrentado pela agricultura familiar, representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) obtiveram sucesso na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a favor da agroecologia.

Na Câmara dos Deputados, o deputado Nilton Tatto (PT/SP) aprovou relatório em uma comissão especial que contém o substitutivo da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) no dia 04/12/2018. Ao superar as tentativas de obstruções da bancada ruralista do congresso, o texto-base da PnaRa (PL nº 6.670/2016) seguirá para votação em plenário com a finalidade de ser um instrumento de incentivo à produção agroecológica. A ideia do projeto surgiu na sociedade civil por meio do #ChegaDeAgrotóxicos.

Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Projeto de Lei Nº 4.029/2017 de autoria do deputado Rogério Correia (PT/MG), foi aprovado em segundo turno no plenário no dia 05/12/2018. O projeto institui a Zona da Mata mineira como Polo Agroecológico de Agricultura Orgânica e irá estimular o desenvolvimento da produção agroecológica na região.

`