Uma biblioteca com exemplares que abordam desde política a espiritualidade, de arte a Relações Internacionais, boa música, eventos gratuitos e cursos diferenciados. Esse é o Tapera Taperá, um espaço idealizado pelo diplomata Antonio Freitas que nasceu, com os próprios donos dizem, como “experimento, tentativa, ensaio, um esboço em construção. Sem fins lucrativos, sem objetivos claros, sem maiores planejamento e precisão”.

O espaço localiza-se no centro histórico de São Paulo, e, apesar da sua pequena metragem, aborda grandes debates, que, com caixa de som externa, convida a todos a desfrutarem o evento da melhor forma possível. O centro cultural, portanto, indaga a todos com sua biblioteca de mais de três mil livros, obras de arte espalhadas pelas paredes, teto e estante, e livraria física e virtual.

Além da biblioteca e livraria, o centro cultural conta com rodas de debate, oficinas e lançamentos de livros, e permite que a comunidade aproveite o espaço de forma variada, uma vez que recebe reuniões de coletivos, movimento sociais e grupos de estudantes, exposições (no Taperona) e permite que a população contribua com a criação de cursos, bastando submeter o projeto pelo próprio site.

Dessa forma, o Tapera Taperá, com sua agenda dinâmica e heterogênea, é um ambiente plural, questionador e estimulante.

Próximos eventos:

07/12 Debate A captura da democracia no Brasil: os casos da gestão Doria (SP) e Crivella (RJ)”
08/12 Debate Saída pela Esquerda, na transversalidade da arte e da política
08/12 Debate de lançamento do número temático da revista eletrônica “Ativismos e insurgências nas cidades brasileiras: processos participativos e experiências de apropriação do espaço urbano.
10/12 Debate Biopolítica: críticas, debates, perspectivas
12/12 Lançamento da segunda edição de “O laboratório de Gramsci
13/12 Lançamento de “Drogas: perspectivas em ciências humanas”

Site:
https://taperatapera.com.br

Localização:
Galeria Metrópole
Av. São Luís, 187 – Centro, São Paulo – SP
Loja 29, 2º andar

`