Em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data, instituída oficialmente em âmbito nacional em 2003, é símbolo do combate ao racismo e da luta contra a opressão de negras e negros na sociedade brasileira. Trata-se de uma importante conquista da organização do movimento negro no país, que toma como referência a morte de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência contra a opressão e escravidão no século XVII.

De forma a contribuir com o debate e suscitar leituras sobre o combate ao racismo, organizamos esta separata da revista Perseu: História, Memória e Política, trazendo documentos, artigos e resenhas publicados ao longo de suas 16 edições em torno da temática.
Perseu publica pesquisas sobre a classe trabalhadora e a luta pela conquista de direitos civis, sociais e políticos, bem como sobre suas organizações políticas nas mais variadas formas. O combate ao racismo e a todas as formas de opressão que historicamente acometeram negras e negros é elemento central nesta história.

No material aqui reunido, destacamos em primeiro lugar a seção Caderno de Documentos da edição número 9 da revista, publicada em 2013. Nela, foram reunidos uma seleção de textos do acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, sobre a temática O PT e o combate ao racismo. Por meio da seleção é possível ver os principais momentos da história de mobilização da militância negra no Partido dos Trabalhadores. Os textos trazem reflexões sobre a organização de negras e negros no partido, as resoluções de Encontros e

Congressos e as propostas para políticas de governo do PT, organizados por ordem cronológica:

O PT e o combate ao racismo
1982: O negro e o Partido dos Trabalhadores, folheto da Comissão de Negros do PT
1986: Pensamento de esquerda e a questão racial, Apolônio de Carvalho
1987: O discurso de Paim, Paulo Paim, então deputado federal pelo PT
1988: O centenário da antiabolição, Florestan Fernandes
1988: Os negros do PT: Organizar e transformar, Flávio Jorge Rodrigues da Silva
1988: Relatório do II Encontro Nacional: “O PT e a questão racial”
1989: Candidatura da Benedita a Vice: Porque Benedita da Silva como Vice do Lula?, Texto do Comitê de apoio à Benedita vice do PT
1989: Políticas de governo, Propostas da Frente Brasil Popular, eleições presidenciais
1991: Os negros e o 1º Congresso: Temos que fazer a nossa parte, Flávio Jorge Rodrigues da Silva
1993: Mulheres negras: Acesso à cidadania política do Governo Lula, Gevanilda G. Santos, Glaucia Matos, Matilde Ribeiro
1994: Emenda constitucional: Consciência negra e transformação da realidade, Florestan Fernandes
1994: 13 propostas do Governo Lula contra o racismo, Campanha Lula Presidente
1996: 300 anos de Zumbi e perspectivas 96: O PT e a questão racial, IV Encontro Nacional de Negros e Negras do PT
2001: 7º Encontro Setorial Nacional de Combate ao Racismo, Tese aprovada
2002: Brasil sem racismo, Plano de governo, eleições presidenciais

Complementando este material, confira ainda a exposição virtual O combate ao racismo em cartazes.

Além do Caderno de Documentos, elencamos abaixo artigos e resenhas publicados na revista.

Artigos
O “Atlântico Negro” e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil Amilcar Araujo Pereira
Perseu nº 01, 2007.
resumo
Analisa a importância das lutas de libertação nos países africanos e dos movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos para a constituição do movimento negro brasileiro a partir da década de 1970 e, também, reflete sobre alguns aspectos que permitem diferenciar este movimento negro “contemporâneo” no Brasil dos movimentos existentes em períodos anteriores à década de 1970.

Movimentos negros no Brasil entre 1964 e 1983
Karin Sant’Anna Kössling
Perseu nº 02, agosto de 2002.
resumo
Trata de algumas das características dos movimentos negros brasileiros no período entre 1964 e 1983, a partir da pesquisa da documentação do Fundo Deops/SP referente às investigações procedidas pela polícia política a respeito da mobilização desses movimentos e de seus militantes, destacando-se duas importantes estratégias de luta desses movimentos: o ideal de unificação e os diálogos que os movimentos negros estabeleceram com outros movimentos sociais, uma vez que essas duas questões foram constantes em diversos discursos dos movimentos negros.

A Revolta da Chibata e seu centenário
Álvaro Pereira do Nascimento
Perseu nº 05, 2010
resumo
Descreve a história da Revolta da Chibata e analisa o seu legado para acadêmicos e movimentos sociais. O leitor terá a possibilidade de entender os sistemas de recrutamento e disciplinamento na Marinha de Guerra entre os séculos XIX e XX. Tais sistemas tiveram relação direta com a revolta de 1910. O excesso de serviço a bordo de poderosos navios comprados pelo governo republicano naquele ano aumentou a animosidade entre marinheiros e oficiais. Esses problemas levarão à revolta dos marinheiros, a maior parte desses descendentes de negros que experimentaram a escravidão. O artigo ainda explora o legado dessa história e sua penetração no Partido Comunista Brasileiro e movimentos sociais.

A radicalização da democracia e a questão racial no projeto político do PT na década de 1990
Claudete Gomes Soares
Perseu nº 06, 2011.
resumo
Trata das disputas políticas e teóricas em torno da noção de cidadania tendo como referência as alterações nos projetos político partidário do Partido dos Trabalhadores na passagem da década de 1980 para a década de 1990. Essas alterações foram analisadas levando-se em consideração a maior ou menor abertura desses projetos ao tema das desigualdades, discriminações e preconceitos raciais. O projeto político, produto das disputas políticas internas, é o que guia as ações do partido na sociedade. Por meio dele são definidas as tarefas políticas do partido; o tipo de relação e interlocução com as demais forças políticas; assim como os espaços de poder dos diversos agrupamentos e tendências em disputa no interior do partido.

Resenhas
O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil, de Wlamyra R. de Albuquerque, por Henrique Espada Lima
Perseu nº04, 2009.

A hidra de muitas cabeças: Marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário, de Peter Linebaugh; Escravizados e livres: Experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca, de Marcelo Badaró Mattos, por Flávio Gomes e Juliana Barreto Farias
Perseu nº 04, 2009.

A Nova Esquerda Americana: De Port Huron aos Weatherman (1960-1969), de Rodrigo Farias de Sousa, por Sean Purdy.
Perseu nº 05, 2010.

Cidadania, cor e disciplina na revolta dos marinheiros de 1910, de Álvaro Pereira do Nascimento, por Petrônio Domingues
Perseu nº 06, 2011.

Movimentos sociais e a construção dos precedentes judiciais, de Alexandre de Castro Catharina, por Anderson Willy Silva de Oliveira
Perseu nº 11, 2016.

Réplica de O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil, de Wlamyra Ribeiro de Albuquerque
Perseu nº 07, 2011.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais recentes” /]

`