Documentário mostra a distância entre consumo e felicidade
A produção Minimalismo, o documentário sobre as coisas importantes apresenta a realidade de pessoas que buscam viver mais e melhor com menos. Mais liberdade financeira, mais saúde, mais tempo para si; menos estresse, menos ilusão, menos manipulação consumista. O documentário foi produzido e protagonizado pelos americanos Joshua Millburn e Ryan Nicodemus.
Tendo como público potencial as classes média e rica, as quais, independentemente da situação socioeconômica de seu país, possuem algum ou grande poder de compra, o documentário propõe que estas pessoas se esforcem para viver uma vida significativa com menos, buscando quebrar esta associação com o status social e com a manipulação midiática de consumo como caminho para a auto satisfação e aceitação.
Apesar de pressupor que esta liberdade deva ser acompanhada também pelo despojo de produtos já adquiridos, como o excesso de roupas, CDs nunca mais ouvidos ou quaisquer outros bens acumulados pouco usados, o movimento não se propõe a ser radical, deve ser adaptado com bom senso e realizado ao longo de um período de meses ou anos, para que a pessoa faça uma readaptação vinculada de fato ao seu perfil e cotidiano. Não há uma regra específica.
Expoentes do movimento dizem que a ideologia propõe repensar as prioridades da vida. Expõem que é natural e totalmente aceitável que se queira, por exemplo, uma geladeira nova ou um carro mais confortável, mas que deve-se prestar atenção ao atingir um padrão de vida básico saudável, pois a pessoa não precisa ficar acumulando mais dívidas para uma roupa ou carro mais novo, por exemplo, ao invés de investir na sua saúde e tranquilidade. Os documentaristas reconhecem que eram bem sucedidos profissional e financeiramente, mas não felizes, pois quando conquistavam os bens ou status desejados, percebiam em pouco tempo que nunca estariam satisfeitos.
Os conceito tradicional do Minimalismo está relacionado a muitos movimentos artísticos, culturais e científicos originados no século 20 e que procuram fazer uso de poucos elementos como base de expressão. Mas o documentário mostra que é no estilo de vida que o movimento vem ganhando força nos últimos anos. Ao defender o imprescindível estabelecimento de prioridades na hora de consumir, sua prática aparece constantemente associada à sustentabilidade, à alimentação saudável e ao comércio justo, defendendo a redução da quantidade e o aumento da qualidade do que se consome.
O documentário pode ser assistido pelos assinantes de Netflix ou adquirido em lojas virtuais descritas no site do filme: https://minimalismfilm.com/.
Há uma versão também no youtube: