A Fundação Perseu Abramo (FPA) realizará no dia 26 de setembro, às 14h, o debate “Políticas culturais: memória e patrimônio”, que contará com as presenças do sociólogo e secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura de ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo; e Jurema Machado, arquiteta e urbanista, ex-presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A mediação será feita por Isabel dos Anjos, socióloga e diretora da FPA.

O evento acontecerá no Auditório Antonio Candido, na sede da Fundação Perseu Abramo (Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana, São Paulo-SP), será aberto ao público e contará com transmissão ao vivo pelo canal da FPA no Youtube e por sua página no Facebook.

Ementa

O incêndio do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Riode Janeiro (UFRJ), é resultado do desmonte promovido pelo governo ilegítimo encabeçado por Michel Temer. A área da cultura tem sido uma das mais afetadas desde o golpe de 2016. Não fosse a forte pressão de organizações da classe artística e de trabalhadores, o MinC teria sido fechado como uma das primeiras medidas do governo Temer ao assumir o cargo. O Museu sofria cortes de grande magnitude. Segundo a UFRJ, dos 535 mil reais anuais de orçamento previstos, só recebeu 54 mil reais em 2018.

`