Ensino médio privado está muito distante de suas metas
O ensino médio privado do país está muito distante de atingir suas metas de desempenho. Mensurado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação (Ideb/MEC) em 2017, nenhum conjunto de escolas privadas de todos os estados da federação atingiu as metas preestabelecidas. Para o país, a meta desta categoria de ensino em 2017 foi de 6,7 pontos. Atingiu-se, no entanto, 5,8, cerca de 0,9 pontos a menos.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.
Em alguns estados, esta distância entre a qualidade apresentada e a que deveria existir foi ainda maior. Em Goiás e no Acre, por exemplo, os resultados apresentados foram de -1,3 pontos em relação às suas notas alvo. Também se destacam na escala mais crítica do mapa a seguir os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe, com -1,1 pontos, bem como Paraná, Paraíba e Amazonas, com -1 ponto. Mesmo o estado que apresenta a melhor situação do país neste quesito, Roraima, pontou -0,6 em relação à sua meta Ideb 2017.
O estado de São Paulo, que possui as escolas particulares mais caras do país, também apresentou resultados insatisfatórios, ficando com -0,9 pontos de sua meta. Com pontuação total de 5,9, o ensino médio particular do estado ficou na quarta posição do país, empatado com outros quatro estados. Mesmo distante de suas notas alvo, as duas maiores pontuações médias desta categoria de ensino foram a mineira (6,3) e a capixaba (6,1).
Estes resultados também são frustrantes porque o crescimento da nota e o atingimento das respectivas metas do Ideb refletem o quão comprometidas estão as instituições e governos com a evolução da qualidade do ensino que oferecem. Apesar da discutida necessidade de ampliação do escopo do índice, para mensurar outros aspectos qualitativos da educação, o Ideb cumpre um papel importantíssimo ao mensurar tanto o índice de aprovação, quanto o desempenho dos alunos de uma escola, permitindo às próprias e ao poder público, planejar e melhorar seus comportamentos e ações pedagógicas, e, à população, mensurar os resultados destas ações.