Em CARtoons: atropelando a ditadura do automóvel, Andy Singer traz de forma lúdica uma crítica à sociedade contemporânea, altamente dependente do carro. Ou, como denomina o autor, “viciada em carro”.

Com seus traços simples mas poderosos, Singer critica o estilo de vida moderno. O livro, apesar de focar muito na sociedade estadunidense, pode ser lido como uma crítica ao Brasil também e à política de fomento a um transporte individual altamente poluente; à leitura de que quem tem um carro caro e um estilo de vida estressante é bem-sucedido e quem anda a pé ou de bicicleta se deu mal na vida; aos interesses econômicos por trás da nossa concepção de urbanismo e a homogeneização das nossas cidades; aos custos de saúde da poluição e das guerras para manter o acesso ao petróleo; e uma crítica ao consumismo.

Ou como diz um personagem preso em um engarrafamento: “eu odeio dirigir… mas preciso de um carro para chegar ao trabalho”. E, já no trabalho, o mesmo personagem diz: “eu odeio meu trabalho, mas tenho que pagar as despesas do meu carro”.
O livro, que foi escrito em inglês, conta com um cuidadoso trabalho de tradução, para que as ideias do artista não se percam quando passadas ao português. Por exemplo, as seções do livro contam com títulos que remetem à palavra “car” (carro em inglês), como CARnificina, encarcerado, CARtéis, etc. Assim como o próprio título do livro.

CARtoons: atropelando a ditadura do automóvel (2017)

Andy Singer, Autonomia Literária & Avocado Edições – https://autonomialiteraria.com.br/loja/quadrinhos/cartoons-atropelando-a-ditadura-do-automovel/

`