‘Visionários da Quebrada’: ideias transformadoras da periferia
O reconhecimento das periferias como lugares de luta e de histórias inspiradoras é de extrema importância e deve ser contínuo. Visionários da Quebrada, idealizado por Ana Carolina Martins, é um filme sobre as periferias de São Paulo, seus moradores e principalmente suas ideias. A partir de narrativas feitas por componentes de movimentos sociais, o documentário busca incentivar o desejo de transformação em seus espectadores.
Segundo Ana Carolina, a ideia do filme surgiu em um momento de perda de identidade e de sentidos pessoais. Após se auto questionar a respeito de suas devolutivas para a periferia, a jovem uniu-se com amigos e começou a buscar histórias inspiradoras do seu lugar de origem. Depois de diversas narrativas ouvidas e um complicado processo de curadoria, foram selecionadas dez experiências que são contadas durante o filme por atores sociais como Guilherme Petro, idealizador do Prato Firmeza, um guia gastronômico de culinária periférica, Rose Modesto, ex-coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de São Mateus, Fábio Barbosa, membro do Samba do Bowl, MC Amanda Negra Sim e outros.
Os visionários da quebrada acreditam, principalmente, na capacidade transformadora e inspiradora que está na transmissão dessas histórias, que carregam o poder de incentivar outros tantos potenciais visionários. No filme, a periferia aparece como o espaço social e geográfico das possibilidades de mudança, das novas ideias e de importantes construções e lutas. Apesar dos depoimentos serem apresentados a partir de relatos individuais, um dos mais bonitos detalhes do longa é o foco nas ideias que se movem por trás desses agentes transformadores e a autocrítica que é feita a respeito do protagonismo, que tantas vezes se mostra mais importante do que a própria ação social.
Ainda que o circuito de estreias tenha sido recentemente encerrado, as próximas transmissões do filme já estão agendadas e são divulgadas nas páginas das redes sociais dos Visionários da Quebrada. O reconhecimento das pautas, iniciativas e identidades periféricas é de extrema importância em tempos em que se mostra tão necessário o incentivo à luta e à transformação diária.
Ficha Técnica
Nome: Visionários da Quebrada
Ano: 2018
Direção: Ana Carolina Martins
Próximas exibições:
22/8/2018 às 19h
Auditório Nicolau Sevcenko
Av. Prof. Lineu Prestes 338 Prédio de História e Geografia, Cidade Universitária – São Paulo – AC
28/08/2018 às 19h
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP